Publicado por: janamenegaz | 20 jul 2008

RECICLAGEM – QUAL O DESTINO DAS PILHAS E BATERIAS?

O que se sabe sobre o reaproveitamento e a reciclagem de certos tipos de materiais? Objetos como pilhas e baterias de celulares são altamente poluentes e devem ser encaminhados a empresas especializadas na reciclagem de materiais químicos.

As pilhas e baterias contêm metais pesados como o cádmio, o mercúrio e o chumbo e quando dispensados no lixo comum acabam indo para os aterros contaminando o solo, reservatórios de água podendo chegar às plantações. Esses componentes químicos causam diversas doenças, inclusive o câncer.

Para reciclar pilhas e baterias é necessário fazer um reprocessamento, ou seja, após o uso são transformadas novamente em matéria-prima. Esse reprocessamento é bastante tóxico. O material é triturado, misturado com ácidos, prensado e torrado. Depois de torrado, este material vira um granulado que ainda é moído resultando em um pó escuro que vira matéria prima para as indústrias de coloríficos.

No Brasil a única empresa licenciada e certificada para a reciclagem total desses materiais é a Suzakin Indústrias Químicas Ltda. Fátima Santos, especialista em Engenharia Ambiental e Gerente Técnica Comercial da Suzakim explica que tudo é reaproveitado, inclusive o lodo das estações de tratamento. “O plástico volta a ser novas peças plásticas, o aço é fundido e volta a ser linguote de aço, o restante será transformado em sais e óxidos metálicos que é a matéria prima para fabricação de corantes para pisos cerâmicos, tintas, vidros e refratários”, explica Fátima.

A engenheira explica que a Suzakim é a única certificada para este reprocessamento porque a empresa não sobrevive da reciclagem desses materiais e sim de resíduos do processo industrial de produção de empresas. Lá a reciclagem de pilhas e baterias acontece apenas uma vez ao mês, pois o volume de material recebido é cinco vezes menor do que a capacidade de reprocessamento da empresa, que é de 150 toneladas.

Dependendo do material a empresa paga ou cobra pela reciclagem, como é o caso das pilhas e baterias. Para que a reciclagem desses materiais seja viável para as recicladoras, Fátima diz que é preciso superar as barreiras da desinformação da população, da falta de iniciativas públicas e privadas incentivando a coleta e a reciclagem, e também os custos desse processo que ainda são altos em virtude dos dois primeiros fatores.

Apesar disso já é possível ver algum resultado. Algumas empresas têm trabalhado neste sentido e a população também tem se mexido nesta direção. A exemplo disso está a Drogaria São Paulo, que durante o ano de 2007 coletou 17 toneladas de pilhas e baterias através de suas lojas na grande São Paulo, interior e baixada santista. “Cada ano temos um aumento nessa coleta. Os clientes entregam as baterias e as pilhas usadas nas lojas e pela participação deles é que temos o sucesso dessa campanha”, diz Paulo Barreto dos Santos, da Segurança do Trabalho da Drogaria São Paulo.

Além da coleta, a Drogaria São Paulo também se compromete a fazer uma pré-triagem separando os componentes de cada tipo de bateria e pilha. Acondicionam em bombonas plásticas, identificam e encaminham para Suzakim. A empresa gastou cerca de R$25 mil em 2007 desde a coleta até o transporte dos materiais para a empresa Suzakim, localizada em Suzano, no interior de São Paulo.

Procure se informar onde existem postos de coleta de pilhas usadas e baterias fora de uso, além de outros materiais recicláveis em sua cidade ou região e passe a cooperar com o Meio Ambiente.

Por Janaína de Menegaz e Macedo – São Paulo/SP

About these ads

Responses

  1. Olá.
    Meu irmão viu em um jornal que existe uma empresa que recicla pilhas. Sabe me informar? Grata.

    • Sim nas agencias do bco real que agora passou a ser santader

  2. A iniciativa e muito otima .mas se a empresa pelo menos oferecem cursos gratuitos com pouca duração para as pessoas que não possuem condições não melhoria quase cem por cento faria um cadastro em troca oferecessem qualquer curso obrigado ciro

  3. Olá.
    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Montes Claros – MG, realiza um projeto chamado pega pilhas, projeto este que apesar de pouco tempo de lançamento, vem fazendo sucesso na cidade. Contudo estamos à procura de novos parceiros para entregar as pilhas recolhidas e patrocinadores.
    Para mais informaçoes sobre o projeto,
    (38)3212-3666, ou na Sede da Secretaria.

  4. Gostaria de saber se a empresa Suzakim tem enteresse de receber pilhas de prefeituras do norte de minas.

  5. ola pessoal da reciclagem .bom ve o site e depois liga .eu vendo maquinaria pra reciclagem.obrigada

  6. as pilhas contem metais pesados como o cadmio mercurio e chumbo

  7. Oi, boa tarde

    Gostaria de saber se existem postos de coleta pra destinação de pilhas e baterías em Manaus ???

    Aguardo retorno

  8. eu achei a reportagem desta empresa muito interessante

    pois estamos fazendo uma pesquisa sobre lixo quimico e isso

    nos ajudou a enteder melhor sobre o assunto…

  9. Bom dia não é uma resposta mas sim uma pergunta se possivel responder já agradeço.
    Estou fazendo minha monografia sobre pilhas e bateria e estou achando pouco materiais que tenham autor se possivel me mandem.
    Agradeço

  10. hoje em cidades pequenas como a que moro tudo e comprado existe alguem que compra pilhas e baterias ou ainda e so doaçao

  11. Gostaria de saber como faço para fazer uma entrevista com responsavel de reciclage, pois estou concluindo meu tcc na universidade, e gostaria de adiquirir novas informações.

  12. Oi! Gostei muito da matéria.
    Estou pesquisando a reciclagem de pilhas e baterias para meu trabalho interdiciplinar, e gostaria de fazer algumas perguntas para o trabalho.
    Tem como?
    Obrigada

  13. Sou coodenadora de um projeto em Salvador Bahia GESA que fica em uma periferia chamada Baixa do Tubo cuja instituição comtempla cerca de 100 crianças.Neste ano estamos junto com as crianças recolhendo pilhas,celulares usados e carregadores e colocamos no papa pilha do Banco Santander,mas as crianças tem uma curiosidade de saber como acontece o processo de reciclagem.Será que há algum filme onde eu possa mostrar para elas?

  14. Ola, achei muito interessante a materia sobre as pilhas. Tenho uma empresa de informatica e fico muito triste com o destino de restos de computadores e , que em alguns casos, sao rejeitados ate por catadores de lixo. Gostaria que voces pudessem indicar uma forma de descartar essa sucata: gabinetes, fontes, memorias, impressoras, hds, baterias de notebook e etc. Espero um contato.

  15. Este artigo esta muito bem exposto,
    deixo aqui meus parabéns a
    Janaína de Menegaz e Macedo
    por seu trabalho.

  16. ei muito bem ,pela pratica e reaproveitamento das baterias.essa semana vou fazer parte de um progeto escolar e otema é reaproveitamentos de baterias e vcs estau dando oportunidade pra uma boa pesquisa

  17. ei muito bem ,pela pratica e reaproveitamento das baterias.essa semana vou fazer parte de um progeto escolar e o tema é reaproveitamentos de baterias e vcs esta dando oportunidade pra uma boa pesquisa

  18. Montei um projeto de reciclagem deste tipo de materiais aqui na escola em Lages SC e em Santa Catarina ñ há postos de coleta. Queria saber o local mais próximo daqui para mandarmos esse material.

  19. achei muito interessante esses
    processos me ajudou muito em
    trabalhos escolares…

    • PRECISAMOS NO TODOS DEM FAZER ALGUMA COISA PARA ALIVIAR SITUAÇÕES DO PLANETA E ELOMINAÇAO DE PERDAS DE OXIGENIO EVITANDANDO A MATANÇA DESNECESARIA DE PEIXE

  20. Mt legal!….
    me ajudou no trabalho de quimica!!!…

  21. Gostaria de saber se tem alguem que compra ou recebe as pilhas usadas

  22. Oi, boa tarde

    Gostaria de saber se existem postos de coleta pra destinação de pilhas e baterías em Manaus ???
    Angela Santos

    Aguardo retorno

  23. Olá, estou terminando o curso de tec ambiental e nosso TCC é sobre o destino final de baterias e pilhas, e estaremos pesquisando com o publico e montando postos de coletas, e gostaria de saber se à interesse da empresa suzakim em recolher este material, moro em Itaperuna -RJ

  24. Bom dia. Achei muito interessante o destino das pilhas e baterias e gostaria de saber existe em Divinópolis – MG algum programa de reciclagem destes materiais.

  25. Boa tarde,
    Gostaria de saber se tem alguma empresa que compra Pilha e Baterias de celular,

  26. O Rotary Club de Boa Esperança-MG, tem um projeto de recolhimento de pilhas e baterias denominado “BOTE PILHA NA RECICLAGEM”, e está procurando empresa que cuida da reciclagem para que possa enviar. Temos mais de 300 kilos e precisamos dar uma destinação urgente. Buscamos uma parceria. presidente 2013/2014 – MESSIAS SIQUEIRA


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: